21/03/2016

[Resenha] Permita-se

| |

Título: Permita-se
Autora: Luciana Castro
Páginas: 207
Editora: Evoluções
Nota: 3/5 

Sinopse:"Ao ler Permita-se. o leitor ou a leitora não encontrará apenas a beleza estética que se idealiza e se impõe naturalmente por todas as páginas do romance, mas também a representação mais pura e cotidiana das experiências femininas, uma vez vividas ou testemunhadas pela própria autora. Luciana Castro, neste livro de estreia, busca nas mínimas coisas retratar quem somos, enquanto mulheres, procurando fazer da palavra o meio para executar uma obra de arte que nos inquieta e, por conseguinte, nos provoca questionamentos e reflexões acerca do universo feminino... Basta ler para sentir e se emocionar completamente!" - Cláudia Cristina Santos Calheiros

O livro conta a história de Marcele, uma mulher de 37 anos que trabalha em uma revista de moda e tem duas grandes amigas. Carina, que está passando por um momento difícil no casamento e Bianca, a mais maluquinha das três. Marcele conhece um cara chamado Fabrício após se meterem em um acidente de carro e eles vão se conhecendo aos poucos. Marcele tinha medo de se apaixonar novamente e sofrer, mas estava difícil resistir aos encantos do tal cara.

Marcele aceita sair com Fabrício e eles viajam sem dar nenhuma notícia, passam o final de semana fora com belos momentos românticos, Fabrício era fotógrafo e registrou muitas fotos de Marcele naquele lugar. Quando eles voltam para casa ele a convida para almoçar no dia seguinte, mas ele não aparece, nem no dia seguinte e nem em dia nenhum. Seu celular vive desligado e ele não aparece no seu apartamento.

Marcele agora vive esse dilema em sua mente, o que pode ter acontecido? Parecia um sentimento tão real. O que ele ganhava com aquilo? Como ela tinha sido burra de se entregar tão rápido! Durante doze dias ela tenta entender o que aconteceu de fato, enquanto ajuda sua amiga Carina que está se separando, cuida de seu gato, Bóris, e tenta trabalhar para sua chefe insuportável e elegante, Branca. Tendo Bianca como sua confidente.

Um dia Marcele resolve acabar com esse mistério e vai até o apartamento de Fabrício para interrogá-lo, será que ele era casado? Era a hora de saber a verdade e é agora que vem o choque.

Eu poderia dizer que o final me surpreendeu, mas estaria mentindo, eu soube como acabaria desde o momento da viagem dos dois. Na verdade a leitura não foi tão rápida como era pra ser, eu pensei bastante se eu iria trazer a resenha deste livro para vocês porque eu não queria ter que falar mal de algum livro, mas esse é o meu dever como blogueira, falar do que eu gosto e o que eu não gosto, não posso ocultar uma informação só porque não me agradou. 

Eu tinha uma expectativa muito alta para este livro por conta dos comentários da capa, como aquele que coloquei na sinopse, mas desde o começo foi apenas decepção. Começando pela quantidade absurda de erros gramaticais, outra coisa, a diagramação do livro não me irritava antes de eu começar a ler, mas depois você começa a perceber a preocupação e a necessidade de colocar mais páginas no livro e isso passa a te desagradar sim. 

Não e que isso vá acontecer com você, mas comigo foi dessa maneira, eu tinha que me esforçar muito pra continuar a leitura ignorando os erros que eram absurdos. Eu não consegui me comover com a história da Marcele e nem me surpreendi. Isso não torna o livro um fiasco, a mensagem é boa.

A autora quer passar para nós que nunca é tarde para se permitir amar alguém, não importa quantas decepções a gente passe na vida, ame sempre que você puder, intensamente. Perdoe que você ama, se permita ser feliz. A personagem tem a insegurança que muitas vezes nós sentimos em relação ao sentimento de uma pessoa para com a gente e ela tem que trabalhar isso ao longo do tempo, e aprendemos também que  não podemos sair julgando ninguém antes de saber toda a situação. E é pela mensagem a minha nota.

Essa é a segunda edição do livro e eu gostaria de poder falar muito bem dele, eu queria ter gostado do livro, mas infelizmente eu tenho esse livro na minha lista de decepções. E eu agradeço por não ter pagado por ele, ganhei em um sorteio. Mas me conta aqui se você já leu e se você gostou do livro, ok?

Beijos da Isabel!

28 comentários:

  1. Adorei a resenha, deu vontade de ler. Adoro livros assim!!
    Beijos

    http://falanara.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Lê e depois conta o que achou :D

      Excluir
  2. Fazer uma resenha de um livro que está na lista de decepções é difícil? Sinceramente poucas vezes eu li resenhas de livros que a pessoa por algum motivo não gostou do livro, mas bem falado ainda bem que você ganhou e não comprou.rsrs
    Eu gostei do título, da capa, e achei sua resenha muito boa a pesar da sua opinião sobre o livro, talvez eu leria para tentar entender o seu ponto de vista. Leitura é assim mesmo, agrada alguns e outros não.
    Parabéns pela sinceridade! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil, meu namorado insistiu muito para que eu fizesse a resenha e achei que eu realmente deveria falar daquilo que não me agradou. A mensagem do livro é boa, a capa é linda e o título também, estava louca para ler e no fim acabou sendo uma decepção. Mas foi algo que me incomodou e pode ser diferente com outras pessoas.

      Excluir
  3. Uma pena que não tenha gostado, sempre acaba gerando aquela expectativa frustrada, não é? Sempre que leio um livro e ele me desagrada, já fico meio sentimental. A história em si parece ser interessante, mas assim como você disse, dá a entender que é algo muito previsível. Ainda não tinha ouvido falar dele, mas vou dar uma procurada depois ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, estava louca para ler esse livro e acabou sendo uma decepção. A mensagem é boa, mas não consegui sentir nenhuma emoção com ele, foi previsível e os erros gramaticais me irritaram muito.

      Excluir
  4. A sinopse me deu muita curiosidade, ja tinha ouvido falar do livro, mas é muito triste quando criamos expectativas e acaba entrando na lista de "decepções"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito ruim mesmo, e eu queria muito ter gostado desse livro.

      Excluir
  5. Eu fiquei curiosa para saber segredo/final *•* que sinopse mais envolvente! É também amei a sua resenha ❤️
    Já anotei o nome no meu inseparável caderno-diário de leitura :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e depois quero saber o que achou kkk ♥

      Excluir
  6. Ainda bem que isso nunca me aconteceu, deve ser ruim se sentir meio frustada por não alcançar as expectativas,as vezes a ideia é boa, (como você falou que a mensagem era) mas o desenvolvimento não é tanto :< Mas foi legal contar sua opinião, independente se era positiva ou não ^^ Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei muito se iria postar kkk, mas achei que deveria, não é porque eu não gostei que outras pessoas não vão gostar, só não funcionou para mim.

      Excluir
  7. Fiquei curiosa pra saber o final do livro, mas ainda bem que você não contou, não curto spoilers! Quando tiver a oportunidade lerei o livro, quero saber coo termina! E realmente, tem alguns livros que nos prendem e quando menos percebemos já chegamos ao final e ficamos com aquele gostinho de quero mais, outros nem tanto, mas ainda assim valem a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li o livro rápido porque ele é bem pequeno, apesar da quantidade de páginas. Se não fosse a minha vontade de terminar logo eu tinha desistido, mas esse ano eu estou dando chance a todos os livros da minha estante e irei até o final de todos.

      Excluir
  8. Pela leitura da sinopse e da sua resenha fiquei curiosa pela leitura, porque alguns livros são bastante previsíveis e ainda assim são bons.
    Quando cheguei na parte das suas impressões sobre o livro, concordo totalmente que é realmente muito ruim ver tantos erros durante a leitura. Desanima a atrapalha a fluidez da leitura. Ainda estou curiosa para saber o final e, se rolar a oportunidade, acho que lerei também!

    xoxo

    retipatia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito chato mesmo, quando é um ou dois que passa despercebido tudo bem, mas quando é um erro atrás do outro você começa a desanimar, tive que lutar pra passar por eles.

      Excluir
  9. Quem nunca passou por desilusões amorosas, né? Mas a gente precisa se deixar levar, perdoar e se deixar amar, também!

    ResponderExcluir
  10. Confesso ficar com uma certa raiva quando crio expectativas demais num livro e ele me decepciona. Enfim, apesar de ter te decepcionado, eu fiquei curiosa para ler o livro. Vou procurá-lo. Mas, gostei bastante da sua resenha. Gosto quando a Blogueira expõe realmente o que achou. ❤️

    ResponderExcluir
  11. Nossa parece que ser uma história legal e envolvente, que pena ter esse erros que deixam muito desejar no interesse do leitor. Amei a resenha !! Parabéns !

    www.euaocubo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Me deu vontade de ler o livro por causa da frase: Era a hora de saber a verdade e é agora que vem o choque.
    Muitas respostas vem à mente, das esperadas até as inesperadas.
    Mas tua resenha me balançou, deu vontade e me tirou a vontade de ler... Quem sabe se eu o ganhar talvez eu leia, mas comprar eu não vou.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pensar da mesma forma que eu, não compre kkk

      Excluir
  13. Oi! Poxa, eu fico feliz que expressou a sua real opinião. Isso é ótimo! Eu, por exemplo, quando vejo críticas de algo que quero ler ou assistir, já não vou com tanta sede ao pote, o que me ajuda a não criar tantas expectativas. Caso eu goste, terei até me surpreendido. Já fiz resenha de Caixa de Pássaros e também expressei uma opinião que não me agradou na história. E, eu também, assim como você ganhei o livro. Então, tudo certo, né? HAHAHAHHA Dá muita tristeza quando você gasta dinheiro e o livro é ruim. :(
    Enfim, parabéns pela resenha.
    Um beijo!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ruim mesmo, principalmente quando sua expectativa está muito alta e você cai de cara no chão.

      Excluir
  14. Gostei muito do seu blog. Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir