25/07/2016

Ler no ônibus faz mal à vista?

| |

Oi meus amores, tudo bem?

Eu quero falar com vocês sobre um assunto que talvez vocês tenham dúvidas. Todas as informações que eu darei aqui eu pesquisei em vários lugares e em todos eles diziam a mesma coisa. E eu vou falar sobre isso porque semana passada, quando eu estava voltando do curso e como de costume eu estava lendo no ônibus, uma senhora que estava sentada do meu lado interrompeu a minha leitura dizendo para eu não fazer mais isso porque ler em qualquer veículo em movimento DESCOLA A RETINA. Disse que conhecia pessoas que passaram por isso e que até viu em um programa de televisão.

Com medo disso acontecer eu parei a minha leitura, mas fiquei intrigada com isso e resolvi pesquisar, afinal essa é a minha única diversão durante a viagem. O que, graças a Deus, eu descobri que é um MITO. Sua retina não vai descolar, o que realmente te causa é dor de cabeça, desconforto, tontura, mas isso se dá pelo esforço maior que você tem que fazer. Pode ler tranquilamente os seus livros.

Podem pesquisar para vocês se assegurarem do que eu estou falando aqui, mas é um alívio saber que as minhas vistas estão seguras.

O que podemos fazer para evitar esse desconforto é dar uma pausa durante a leitura para descansar as vistas, não vamos forçar muito; sentar na frente que é o lugar que menos balança também ajuda, eu gosto de sentar no fundo para ficar mais perto da saída, mas confesso que é uma boa ajuda sentar na frente; procure sentar na sombra, o sol sempre incomoda as vitas.

Espero ter ajudado alguém que, assim como eu, gosta de ler no ônibus e teve essa abordagem de alguém. Continuem lendo em qualquer lugar!

Beijos da Isabel!

14 comentários:

  1. É um mito mais ou menos, né... Porque ler em movimento não faz a retina descolar, mas pode causar o deslocamento... Tudo depende da pessoa, né!
    Eu particularmente não consigo, às vezes lendo uma mensagem comprida já passo mal, mas ADORARIA conseguir! Nada melhor pra preencher os (vários) minutos que a gente passa no ônibus botando a leitura em dia, né (teria sido maravilhoso na época da faculdade)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, é importante dar uma pausa durante a leitura. Não estou falando isso por mim, o que escrevi foram médicos que disseram.

      Excluir
    2. Essa semana passei pelo mesmo. Ainda bem que eu já tinha toda convicção que ler no ônibus não desloca a retina. Mas foi quase em vão contra argumentar, saí ainda como mal agradecida..

      Excluir
    3. Ah, não entendi seu comentário, Luly. Como assim, é mito mais ou menos. É mito e ponto final.
      Pra descolar a retina a pessoa teria que levar uma pancada forte na cabeça, ou ser predisposta como ser diabética, por exemplo..

      Excluir
  2. Hey!
    Ainda bem que é um mito, hein? Mesmo que não fosse, eu não teria muito com o que me preocupar, afinal, eu não costumo ler em ônibus, mas gostaria muito, pois atualmente não tenho músicas no meu celular e sempre carro algum livro na mochila. O problema é que eu sempre sinto dor de cabeça e tontura, não importa o lugar que eu me sente, com o celular acontece a mesma coisa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto muito mal quando leio no ônibus, leio poucas páginas, vou fazendo pausas, mas sempre acabo ficando com dor de cabeça.

      Excluir
  3. Eu seeeempre fico com dor de cabeça quando leio no ônibus hahahaha Não consigo ler quando estou em movimento, é impossível. Fico enjoada,aff ...
    As vezes, só com óculos não dói tanto, mas nem assim é sempre... enfim, só leio em casa quietinha, hahahaha Ainda bem que é um mito né?

    beijos
    www.maedebatom.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, salva as pessoas que gostam de ler no ônibus kkk

      Excluir
  4. Ai que bom ler isso! kkk eu amo ler na van, no ônibus, no carro... Aliás, ano ler! Primeira vez que eu vejo isso de "descolar a retina".
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  5. me falavam isso todas as vezes,ai parei,realmente tenho dores de cabeça e ate um pouco de tontura quando leio no ônibus.Adorei seu post muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii!
    Eu sempre morri de inveja de quem consegue ler no carro ou ônibus, economiza um tempo precioso, porém, eu enjoo só de estar em movimento, muito mais se ler :(... muito triste...rs.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo kkk, eu não consigo ler muitas páginas.

      Excluir