23/11/2016

Dicas Para Escrever Um Livro

| |

Oi meus amores, tudo bem?

O nosso tema hoje é livre, então eu vim compartilhar com vocês algumas dicas para quem gosta de escrever e quer escrever um livro, as dicas que eu vou dar são as que funcionam pra mim e são coisas bem simples, mas que podem fazer toda diferença. Também vou deixar aqui o vídeo da Camila Deus Dará, autora de Ninho de Fogo que também tem um canal onde ela dá dicas para quem quer escrever melhor e é uma série muito boa!


  1. Leia bastante;

    Você pode pensar que essa é uma dica clichê, pode até ser, mas ela é sempre recomendada porque é a melhor forma de você aprender como se escrever um livro, pesquisar o que deu certo ou não. Tenta ler agora não como um leitor, mas como um autor buscando informações para o seu projeto.

  2. Tenha um caderno de anotações;

    Todas as ideias que você tiver anote imediatamente, então é sempre bom você ter algo sempre à mão para não acabar esquecendo, às vezes a gente está no ônibus e surge uma grande ideia, a gente até tenta lembrar até chegar em casa, mas na maioria das vezes a gente esquece, então é melhor prevenir.
     
  3. Tenha um roteiro;

    Tem gente que gosta de escrever o que vem na mente na hora, mas é importante que você tenha o início e o fim já definidos, assim você sabe de onde você vai sair e onde você quer chegar, isso não significa que você não pode mudar o final ou o começo, mas ter por onde começar e saber onde terminar é essencial, durante o processo a história vai acontecendo.

  4. Deixe a capa para o final;

    Eu costumava ser apressada e fazer logo a capa, mas depois de ver o vídeo da Camila eu percebi que o melhor é deixar para fazer depois que terminar a  história, assim você vai saber exatamente o que precisa ser colocado nela. Foque na história por enquanto.
  5. Crie metas diárias;
    Eu sei como é difícil escrever naquele dia que não temos inspiração, mas se a gente deixar pra escrever apenas quando ela vem não vamos acabar nunca, então uma boa dica é que você crie metas diárias de quantas, capítulos ou palavras você vai escrever naquele dia.

  6. Tenha um leitor beta;

    O leitor beta é aquela pessoa para quem você vai mostrar o seu livro já pronto, de preferencia, ele vai ler e vai te dizer o que está faltando, o que dá pra melhorar e essa vai ser a fase de revisão do livro até que ele fique totalmente pronto para você enviar para uma editora.




Essas são as dicas que eu tenho para dar pra vocês, mas a Camila tem muitas, muitas dicas para vocês e mais detalhadas, então confiram essa série super legal.

Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem para escrever bastante.

Beijos da Isabel!


14 comentários:

  1. de vez em quando eu penso " e se eu começar a escrever um livro" fico pensando e por que não? de vez em quando aparece alguns plot's na minha cabeça, mas as vezes me parece uma ideia tão distante da realidade. talvez eu devesse me arriscar mas nisso. eu gostei bastante das dicas espero pode usa-lás.
    http://withjacq.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comecei várias histórias e abandonei, mas a sensação de terminar um livro é muito boa, já tenho um que vai para a fase de revisão, mas estou com preguicinha kkk.

      Excluir
  2. Ler bastante é fundamental, imprescindível pra quem quer escrever bem. Ter metas e ser organizado também é ótimo, eu já comecei vários projetos de escrever um livro, porém não mantive a meta e acabei deixando de lado. Estou pensando em escrever um e me organizar pra isso. Também sou afobada em questão da edição de capa, mas é bem melhor deixar pra depois, com a história já pronta e mais detalhes pra usar através da imaginação.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já comecei muitos projetos e abandonei, é horrível. Mas eu tenho uma motivação pra continuar tentando, é um sonho que quero muito realizar.

      Excluir
  3. Sabe que quando eu era mais nova morria de vontade de escrever algum livro e ficava imaginando histórias e fundos rs hoje, apesar de eu ainda querer um livro, ainda não parei para pensar sobre o que seria rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho várias ideias, mas não consigo passar pro papel.

      Excluir
  4. Realmente, ler muito ajuda na criatividade e até na criação das frases. Tenho algumas ideias anotadas e estou prestes a começar meu segundo livro, sendo que nunca consegui lançar o primeiro xD
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou em publicar pela Amazon? Não sei dizer se realmente é tão bom, mas conheço gente que começaram assim.

      Excluir
  5. Adorei as dicas, eu sempre quis escrever um livro, mas sempre me perdi no meio da história. Espero que eu consiga seguir essas dicas. A do roteiro principalmente!
    Vou assistir os vídeos quando tiver com mais tempo, em 2017 vai ser o ano do meu livro, esse ano vai <3

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! Eu nunca fui de me perder, mas sempre canso da história, se eu me canso de escrever quem vai querer ler? kkk

      Excluir
  6. Se tem uma dica que me ajudou MUITO a escrever foi justamente ter um Roteiro. E eu aprendi isso na aula de roteiro de filme. Ajuda muito, muito mesmo a nortear as coisas, dar nomes aos bois, definir situações, ações e até a quebrar o bloqueio criativo.

    Ótimas dicas, elas são super válidas!
    www.sakurys.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roteiro é o nosso guia para todos os momentos. Que bom que gostou.

      Excluir
  7. Faz um bom tempo que estou com essa de querer escrever um livro, já comecei até, mas continuar é muito difícil.

    ResponderExcluir