08/11/2016

Enem Define Seu Futuro?

| |
Não fiz o Enem esse ano e preciso falar sobre isso!


Oi meus amores, tudo bem?

Eu já falei aqui no blog que não iria fazer o Enem esse ano e não fiz, durante esse pequeno período em que eu decidi por não fazer a prova muita gente tentou me convencer a fazer argumentando que "vai que você passa?". Essa mania das pessoas acharem que o Enem define se você vai ser alguém na vida não só incomoda como também pode destruir a saúde mental de uma pessoa, duvida? É só vocês perceberem os estudantes quando chega a época da prova.

Desde que o Enem se tornou essa importância na vida das pessoas eu me decidi que nunca deixaria essa prova ser a única alternativa na minha vida. Para quem não viu o meu texto falando sobre isso, eu contei que o meu sonho é fazer biblioteconomia, este curso só tem em Federal, ou seja, Enem. Eu fiz ano passado por experiência e percebi que não seria tão fácil passar, eu concorro a apenas uma vaga.

Eu estudei em escola pública e posso dizer pra vocês, eu não tive base nenhuma para me preparar pra uma prova como o Enem, é absurdo o fato de eu olhar aquela prova e ver que eu não vi a maioria dos assuntos. Hoje eu estava no Facebook e vi uma menina falando sobre isso e ela disse uma frase que eu concordo plenamente. Antes de eu falar que frase é essa, deixa eu eu falar uma coisa pra vocês, muita gente fala que é fácil passar no Enem, é só estudar, a escola pública não ensina bem? Paga um cursinho. Só não passa quem não quer. Agora vamos analisar a frase da garota: "Enem é para quem tem privilégios", eu concordo plenamente. "Faz um cursinho", quem tem condições de pagar? E o pobre? Ah, mas tem tanta gente que é pobre e passa, é só se dedicar. Quantos pobres você vê entrando em uma faculdade comparado a quem tem mais condições?

Enem: Exame Nacional do Ensino Médio, concordam comigo que todos deveríamos fazer uma prova a nível de ensino médio? Porque sinceramente eu não vejo esta prova como um teste daquilo que você estudou até o ensino médio. Uma garota comentou em uma dessas postagens que viu a prova de um amigo e tinha questões de física que ela estava aprendendo na faculdade. Ou seja... 

Não tem nada que me faça concordar com o esse estilo de prova, uma prova com questões enormes só pra cansar a sua mente, você cansa logo no começo da prova e é difícil exigir que você preste atenção e entenda o resto, uma prova com assuntos que você nunca viu na vida ou se viu, com um nível que você não é capaz de compreender.

Eu gostaria de dizer que eu não me arrependo de não ter feito essa prova e estou pensando se vou fazer de novo na vida. Parem de achar que Enem define se você vai ser alguém na vida ou não. Enem não define quem você é, sua inteligência, seu caráter e nem o seu futuro. 

Para quem fez a prova eu desejo boa sorte, para quem não fez me conta aqui o motivo.

Beijos da Isabel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário