09/11/2016

[Resenha] Annie

| |

Título: Annie
Autor: Thomas Meehan
Editora: Intrínseca
Páginas: 217
Nota: 5/5

Sinopse: Aos onze anos, Annie é uma garotinha corajosa o suficiente para encarar sozinha as ruas de Nova York perseguindo seu grande sonho: encontrar os pais. Deixada por eles em um orfanato quando ainda era um bebê, com pouco mais que um bilhete informando que voltariam para buscá-la, a menina leva uma vida difícil sob o comando da malvada Srta. Hannigan, diretora do lugar. Cansada de esperar que os pais retornem, Annie foge do orfanato e enfrenta as mais inesperadas desventuras. Sua sorte parece estar prestes a mudar quando ela é escolhida para passar as festas de fim de ano na mansão de um rico empresário. Mas será que Annie finalmente conseguirá realizar seu sonho e escapar da dura vida do orfanato?

Depois de passar por uma grande ressaca literária e não conseguir ir adiante com nenhuma das minhas leituras, eu conheci a história de Annie, baseada em uma história real que ganhou várias versões tanto na literatura como nos palcos e na telona. Thomas Meehan foi convidado para escrever o roteiro de uma peça sobre a história de Annie e depois de várias pesquisas resolveu fazer a sua versão da história, vendo que tinha ficado muito longa para uma peça teve que retirar muitas coisas, fazendo com que os telespectadores não conhecem a história de Annie por completo, então decidiu escrever um livro adicionando as cenas que foram cortadas.

A história se passa durante uma grande crise nos Estados Unidos, a Grande Depressão nos anos 30. Todos estavam preocupados com a situação do país, preocupados com o desemprego e com o mandato do novo Presidente que só fazia prometer soluções e não colocava em prática.

Annie é uma garota alegre, de personalidade forte, esperta, inteligente e simpática. Após anos sofrendo no orfanato em que cresceu ao lado de suas amigas, ela resolve fugir para ir ao encontro de seus pais. A sua primeira noite na rua não é nada fácil, tremendo de frio e tendo que dormir no chão congelado, para sua sorte, ou azar, uma mulher a encontra na calçada e a convida para ir até a lanchonete que ela trabalhava e morava para passar a noite. Seu marido não gosta nada da ideia, em meio a uma grande crise tendo que sustentar mais uma boa. Era bom demais para ser verdade, o casal começa a explorar a garota, seu trabalho em troca de moradia e comida, sem falar nas ameaças que sofria caso tentasse fugir. 

Após defender um cachorro de uma brincadeira maldosa de dois garotos, Annie pede para ficar com o cão, mas o casal não permite, é quando Annie toma coragem para fugir, ela dá o nome de Sandy ao cachorro e ao lado dele busca um novo lugar para ficar. Ela conhece um senhor que vende maçãs e segue-o até um conjunto de vários moradores que tem pouquíssimas condições para viver, ela passa a morar lá e trabalha com ele vendendo maçãs. Todo o dinheiro que ela ganha ela tira uma parte para ajudar na compra dos materiais para a sopa e o resto ela junta para encontrar os pais.

O que Annie não esperava era que a Srta. Hannigan ainda estivesse atrás dela. Os policiais a encontram e a levam de volta para o orfanato, neste momento ela se perde de Sandy. Para a sorte de Annie e decepção da Srta. Hannigan, uma jovem loira chega ao orfanato em busca de uma criança para passar o feriado de natal na casa do homem mais bilionário do mundo, ela se simpatiza com Annie e resolve levar a menina.

Oliver Warbucks era um homem muito ligado aos negócios e não resiste à simpatia da garota, ele a leva para conhecer a cidade inteira e durante esse tempo ele acaba se afeiçoando muito e resolve adotá-la, mas Annie ainda sonha em conhecer os pais. Apesar da decepção, o Sr. Warbucks resolve fazer uma busca com o FBI pelos pais de Annie e nem ele, nem ela poderia imaginar que a vida de Annie estaria em perigo.

Apesar de ser uma história sobre uma garotinha de 11/12 anos, a história é encantadora, podemos ver o quanto a pureza de uma criança consegue mudar o coração de alguém e despertar o maior dos sentimentos. Com uma narrativa leve e rápida você conhece a história de uma garotinha muito esperta, simpática e sonhadora, capaz de transformar não só a vida de uma pessoa, mas de uma nação inteira.

Espero que tenham gostado da resenha, me contem aqui se vocês já leram e o que acharam.

Beijos da Isabel!

2 comentários:

  1. Eu vi esse livro quando estava tendo promoção na Saraiva, quase comprei, mas fiquei com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual é o seu gosto, mas acho que você pode gostar, é um livro leve e fofo.

      Excluir